sexta-feira, 25 de abril de 2008

Recorte de Jornal

achei essa matéria do Jornal O Povo sobre contação de histórias:
Contação de histórias para um público de quase 400 pessoas, todas adultas. A apresentação dos atores Almir Mota e Júlia Barros prendeu a atenção dos participantes na abertura do seminário Pacto pelo Ceará Leitor, que reuniu gestores das secretarias de educação e professores de 138 municípios para discutir formas de incentivar a leitura entre as crianças nas escolas públicas. O ponto de partida: incentivar primeiro os professores.
"O professor precisa mostrar para os alunos que a literatura faz sonhar, dá prazer, mas isso só acontece se a leitura for importante também para ele", afirma a coordenadora de Cooperação com os Municípios da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), Márcia Campos - órgão que promove o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic).
Os municípios usam a imaginação na hora de criar métodos de incentivo à leitura. Em Ubajara, a 312 quilômetros de Fortaleza, a professora Verônica Feitosa dos Anjos, que coordena o ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano), conta que sai diariamente com mais duas professoras levando o Baú Literário às escolas. Elas promovem contação de histórias e teatro de fantoches. "É um processo lento, mas vemos que já há resultados nos alunos. Os professores estão mais motivados."
Em Caucaia, conforme a coordenadora do eixo de Literatura Infantil e Formação de Leitores do Paic, Nádia Aguiar, os professores estão fazendo oficinas de técnicas de leitura, em que se estimula a contação de histórias, a montagem de esquetes e o teatro de bonecos. Além disso, cada escola recebe um kit com seis livros de temas variados para suas bibliotecas.

Nenhum comentário:

 

pensador